Sexta, 10 Julho 2020 14:49

Fiscalização desarticula acampamentos de Pescadores em Luciara.

106785435 1469923726526832 4635946498349409439 nEm operação de fiscalização da pesca ilegal e combate ao COVID 19 em acampamentos, conforme decreto municipal estabelecido no município de Luciara, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA) e Polícia Militar, em rondas pelos lagos e rios, realizou ontem (09.07), apreensão de equipamentos de pesca e desarticulação de acampamentos.
O local autuado faz parte do município onde atualmente está proibido a realização da pesca seja esportiva ou profissional por parte de turistas e não residentes principalmente com o intuito de não formar acampamentos ou aglomeração e assim evitar além da pesca irregular, a disseminação do coronavírus no município que hoje conta com apenas um caso confirmado e já curado.
A equipe de fiscalização flagrou diversos pescadores pela região e apreendeu o material utilizado pelo grupo, barcos, motores, rede de pesca, freezer assim como diversos peixes, jacaré e outros ítens.
"Podemos errar pelo excesso, mas nunca pela omissão, vamos continuar com nosso decreto vigente e a fiscalização tanto para a prática da pesca irregular quanto para o combate ao Covid 19 principalmente por meio de aglomeração, continuará no município pelo tempo que for necessário', afirmou o Prefeito Fausto Azambuja Filho.
Ao final da fiscalização os peixes apreendidos foram repassados pela equipe responsável, para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Luciara que fará a destinação correta do material apreendido.
"Vamos distribuir os exemplares do pescado apreendido, ao público mais vulnerável especialmente porque nesse momento de pandemia a solidariedade tem sido papel de grande importância entre os munícipes", declarou a secretária de Assistência Social, Tatielle Viana.
O trabalho de fiscalização tem sido constante e conta também com o apoio da comunidade local principalmente no sentido de manter o município livre do Covid 19 pelo maior tempo possível e também na preservação do meio ambiente.
"Não estamos medindo esforços para que a lei seja cumprida e queremos aqui agradecer a SEMA, Polícia Militar e aos Agentes Ambientais Municipais envolvidos no trabalho constante de fiscalização", ressaltou a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Elis Regina Cardoso.
Diversos pescadores foram notificados e conduzidos ao município de São Félix do Araguaia para prestarem esclarecimentos perante a justiça.